O serviço de voz sobre IP (VoIP) veio substituir a solução de telefonia analógica. Esta nova solução integra a infraestrutura de comunicações IP do campus da NOVA FCT.
As funcionalidades disponibilizadas por esta solução podem ser consultadas na seguinte página.
A lista telefónica VoIP pode ser consultada na seguinte página.
A gestão do serviço é da responsabilidade da Divisão de Infraestruturas Informáticas (DII).
O suporte ao serviço é assegurado pela Divisão de Aplicações e Desenvolvimento (DAD) através dos canais de comunicação dedicados para o efeito.
Previamente à abertura de pedidos de apoio à utilização deste serviço, consulte os guias dos equipamentos Cisco CP-7841 e Cisco CP-3905 e FAQ deste serviço.
Os pedidos de instalação e alteração de funcionalidades deverão ser dirigidos à Divisão de Infraestruturas Informáticas através de formulário próprio.
Estão disponíveis dois modelos de telefones VoIP. A atribuição dos equipamentos é efetuada de acordo com o perfil de utilização em conformidade com política de atribuição de equipamentos e serviço de comunicações de voz fixa.
Abaixo, podem consultar os guia de utilização dos telefones:
Todos os telefones têm associada uma extensão numérica de 5 dígitos da forma 1XXXX.
Esta numeração é de âmbito interno, ou seja, apenas é reconhecida e contactável diretamente pelos equipamentos da FCT NOVA integrados nesta solução.
A numeração interna é atribuída pela Divisão de Infraestruturas Informáticas.
Para contactarem diretamente as extensões das restantes entidades constitutivas da NOVA é necessário preceder o número da extensão pelo respetivo indicativo:
O indicativo da NOVA FCT é o 46.
Através da aplicação Cisco Jabber é possível usar as funcionalidades do telefone através do computador. Esta funcionalidade apenas está disponível para os utilizadores cujo modelo do telefone é Cisco CP-7841.
Consulte a página Política de utilização do serviço VoIP.