Serviços

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Listas de correio eletrónico

Google Groups FCT/UNL

À exceção das listas agenda, divulgação e geral, o sistema de listas de correio eletrónico da Faculdade está associado ao domínio @listas.fct.unl.pt.

Listas de distribuição de presença voluntária

Listas em que a manutenção da subscrição à lista é opcional e gerida individualmente por cada membro através do sistema Google Groups (https://groups.google.com/).

divulgacao@campus.fct.unl.pt - lista de divulgação de anúncios e notícias para endereços do domínio @campus.fct.unl.pt. Gerir adesão.

divulgacao@fct.unl.pt - lista de divulgação de anúncios e notícias para endereços do domínio @fct.unl.pt. Gerir adesão.

Para estas listas só está autorizado o envio de mensagens remetidas pela Direção, Conselho Executivo, secretariado da Direção e Divisão de Comunicação e Cultura. Cabe à Divisão de Comunicação e Relações Exteriores a gestão e moderação deste meio de divulgação.

agenda@campus.fct.unl.pt – lista de divulgação da agenda (Hoje na FCT) da Faculdade para endereços do domínio @campus.fct.unl.pt. Gerir adesão.

agenda@fct.unl.pt – lista de divulgação da agenda (Hoje na FCT) da Faculdade para endereços do domínio @fct.unl.pt. Gerir adesão.

Para estas listas só está autorizado o envio de mensagens remetidas pela Direção, Conselho Executivo, secretariado da Direção, Divisão de Comunicação e Relações Exteriores e Divisão de Eventos e Projetos Especiais.

empresas.campus@listas.fct.unl.pt - lista destinada a possibilitar o envio de mensagens para empresas alojadas no campus da Faculdade.  Esta lista tem como responsável a unidade de promoção de investigação e inovação. Para solicitarem a inclusão nesta lista deverão enviar uma mensagem de correio eletrónico para o endereço gab.ad.iris@fct.unl.pt.

Para esta lista só está autorizado o envio de mensagens remetidas pela direção, conselho executivo, secretariado da Direção e mensagens urgentes por parte da Divisão de Apoio Técnico relativas à utilização dos serviços.

Listas de distribuição institucionais

Estas listas, em que a pertença é obrigatória para todas as contas especificadas, só podem ser usadas para comunicação de assuntos de serviço estando excluída a divulgação através delas de eventos ou notícias que não tenham a aprovação prévia do Conselho Executivo.

A lista geral@fct.unl.pt possibilita o envio de mensagens para todos os endereços do domínio @fct.unl.pt. Para esta lista só está autorizado o envio de mensagens remetidas pela Direção, Conselho Executivo, secretariado da Direção e mensagens urgentes por parte da Divisão de Infraestruturas Informáticas e da Divisão de Apoio Técnico relativas à utilização dos serviços;

A lista geral@campus.fct.unl.pt possibilita o envio de mensagens para todos os endereços do domínio @campus.fct.unl.pt. Para esta lista só está autorizado o envio de mensagens remetidas pela Direção, Conselho Executivo, secretariado da Direção e mensagens urgentes por parte da Divisão de Infraestruturas Informáticas e da Divisão de Apoio Técnico relativas à utilização dos serviços;

Nota: aos nomes das listas apresentados em seguida com marcação a negrito deve ser adicionado o sufixo @listas.fct.unl.pt.

 

Listas de âmbito geral com acesso restrito ao envio de mensagens

Para estas listas só está autorizado o envio de mensagens remetidas pela Direção, Conselho Executivo, secretariado da Direção ou Reitoria. Para a lista geral está também autorizado o envio de mensagens urgentes por parte da Divisão de Infraestruturas Informáticas e da Divisão de Apoio Técnico relativas à utilização dos serviços.

As listas não carecem de moderação, e são geridas pela Divisão de Recursos Humanos.

  • docentes - Docentes e docentes aposentados com contrato com a Faculdade
  • investigadores - Investigadores com contrato com a Faculdade
  • nao.docentes - Funcionários não docentes e bolseiros equiparados
  • doc.aposentados - Docentes aposentados com contrato com a Faculdade
  • prof.catedraticos - Professores Catedráticos
  • prof.associados - Professores Associados
  • prof.auxiliares - Professores Auxiliares
  • assistentes - Assistentes e assistentes estagiários

 

Listas de âmbito geral e com acesso dos próprios membros

Para estas listas está autorizado o envio de mensagens remetidas pelos próprios membros, pela Direção, Conselho Executivo, secretariado da Direção ou Reitoria. As listas são geridas pelo órgão assinalado entre parêntesis em cada caso, sendo geridas pela Divisão de Infraestruturas Informáticas quando nada é assinalado  

  • cf.membros - Membros do conselho da faculdade (Secretariado do Conselho)
  • cc.membros - Membros do conselho científico (Conselho Científico)
  • cp.membros - Membros do conselho pedagógico (Conselho Pedagógico)
  • cqe.membros - Membros da comissão para a Qualidade do Ensino (Conselho Pedagógico)
  • cp.estudantes - Estudantes membros do conselho pedagógico (Conselho Pedagógico)
  • cp.docentes - Docentes membros do conselho pedagógico (Conselho Pedagógico)
  • presidentes.deps - Presidentes de departamentos (endereços da forma *.presidente)
  • diretores.centros - Diretores de centros de investigação (endereços da forma *.diretor)
  • coords.cursos - Coordenadores de cursos (endereços da forma *.coordenador)
  • coords.1c - Coordenadores de cursos de 1º ciclo
  • coords.2c - Coordenadores de cursos de 2º ciclo
  • coords.3c - Coordenadores de cursos de 3º ciclo
  • coords.mi - Coordenadores de cursos de Mestrado Integrado
  • dir.ds - Diretores de serviços (endereços da forma ds.*.dir)
  • coords.divisoes - Coordenadores de divisões e gabinetes (endereços da forma div.*.coord e gab.*.coord)
  • secrs.divisoes - Secretariados de divisões (endereços da forma *.sec, onde * é a abreviatura de uma divisão)
  • secrs.departamentos - Secretariados de departamentos (endereços da forma *.secretariado, onde * é a abreviatura de um departamento)

 

Listas de departamentos, cursos

Para estas listas está autorizado o envio de mensagens remetidas pelos próprios membros, pela Direção, Conselho Executivo, secretariado da Direção ou Reitoria.

Para cada Departamento são criadas as seguintes listas (onde * denota a abreviatura do departamento), geridas e moderadas pelo secretariado do Departamento

  • *.conselho - Membros do Conselho do Departamento
  • *.executiva - Membros da Comissão Executiva

Para cada curso são criadas as seguintes listas (onde * denota a abreviatura do curso), geridas e moderadas pelo coordenador do curso

  • *.cc - Membros da comissão científica
  • *.cp - Membros da comissão pedagógica

 

Listas de distribuição de correio eletrónico para sectores da Faculdade

Os departamentos, centros de investigação e divisões podem solicitar a criação de outras listas de distribuição de correio eletrónico, a título de exemplo:

  • dq.convidados - Lista de utentes convidados do Departamento de Química

A solicitação de criação destas listas é feita pelo Presidente do Departamento, diretor do centro ou responsável pela divisão, em formulário próprio fornecido no site da Divisão de Infraestruturas Informáticas, onde é indicado o nome da lista, quem gere a lista, e quem é o moderador da lista. 

O nome da lista começa obrigatoriamente pela abreviatura do departamento, centro ou divisão que solicita a sua criação, seguida de ‘.’.

As listas são criadas por períodos máximos de 2 anos, renováveis por solicitação do Presidente do Departamento, Diretor do Centro de Investigação ou responsável da Divisão em causa.

Os membros, mensagens e regras de cada lista são geridos pelos responsáveis pela lista através da plataforma Google Groups.

 

Listas de debate institucionais

Listas destinadas a possibilitar o debate de ideias e temas de interesse comum entre membros.

Para estas listas está autorizado o envio de mensagens remetidas pelos próprios membros. As mensagens não carecem de moderação.

 

Listas em que os membros são geridos pela Divisão de Recursos Humanos

  • docentes.debate
  • nao.docentes.debate

A presença nestas listas é obrigatória, no entanto, os membros podem gerir voluntariamente e de forma individual a subscrição das mensagens através do sistema Google Groups.

 

Lista de presença voluntária 

  • investigadores.debate

Nesta lista a subscrição da mesma é voluntária e gerida individualmente por cada membro através do sistema Google Groups.

 

Listas de distribuição para projetos e iniciativas da Faculdade

Estas listas podem ser criadas listas de discussão e distribuição para apoio a outros projetos e iniciativas da Faculdade. 

O nome destas listas começa obrigatoriamente pelo prefixo ‘forum.’ ou ‘grupo.’.

A solicitação de criação destas listas é feita pelo responsável de um sector da Faculdade, em formulário próprio fornecido no site da Divisão de Infraestruturas Informáticas, onde é indicado o nome da lista, quem gere a lista, e quem é o moderador da lista.

As listas são criadas por períodos máximos de 2 anos, renováveis por solicitação do responsável pelo sector da Faculdade associado ao pedido.

Os membros, mensagens e regras de cada lista são geridos pelos responsáveis pela lista das através da plataforma Google Groups.

Para esclarecimento de dúvidas de utilização relativa a esta plataforma deverão consultar a documentação oficial do Google Groups.