A implementação da solução de videoconferência Gatekeeper H.323 surge da necessidade de garantir o encaminhamento de chamadas de videoconferência entre a Internet e a rede privada da NOVA FCT. A grande vantagem desta solução é que um cliente pode alterar de endereço IP e ainda ser identificável por outros clientes com base no seu nome de videoconferência. À funcionalidade anterior acrescem outras, nomeadamente, a possibilidade de controlo e admissão de terminais de videoconferência, monitorização e controlo de chamadas.
Nos terminais de videoconferência deve ser configurado o nome e senha de videoconferência para ser usado durante o registo com o gatekeeper da NOVA FCT. Este processo implica a configuração de três parâmetros no terminal:
O nome de videoconferência é único para cada equipamento e é atribuído pela Divisão de Infraestruturas Informáticas. Se possível, além do nome, será atribuído um número GDS (Global Dialing Scheme) para identificação do terminal. Os terminais nesta condição poderão ser contactados através deste identificador.
Clique na imagem para a ampliar e consultar as configurações nos terminais de videoconferência.