Boas práticas

Boas Práticas

Apoio a aulas à distancia

Nesta página apresentamos um conjunto de sugestões técnicas e pedagógicas que poderão auxiliar as atividades letivas remotas com recurso à difusão de vídeo, disponibilização de conteúdos gravados previamente ou ambas.

Sugerimos também com um conjunto de soluções para auxiliar o acompanhamento remoto de atividades letivas e interação com os estudantes, tanto em período de aulas como em horários de atendimento.

Ferramentas de colaboração

Programas de Comunicação

- Colibri Zoom (FCCN)

- Google Meet

- Microsoft Teams

- Videocast (FCCN)

- Google Chat

Software de captura de vídeo

- Open Broadcaster Software (OBS)

Carregamento de vídeos (privados)

- Youtube 

- Educast (FCCN)

Serviço de grupos, mensagens e lista de correio eletrónico

- Google Groups

Serviço de partilha de ficheiros

- Filesender

 

As soluções aqui apresentadas não requerem ligação à VPN da faculdade. 

 

Requisitos necessários

  1. computador pessoal equipado com microfone e câmara de vídeo;
  2. um browser instalado;
  3. conta CLIP;
  4. ligação à Internet.

No caso dos estudantes, a visualização das aulas pode ser realizada com o recurso a um qualquer dispositivo (computador, telemóvel ou tablet) com acesso à Internet e um browser.

Para a interação com os docentes é importante que o dispositivo do estudante disponha também de um teclado (físico ou virtual), microfone e, opcionalmente, uma câmara de vídeo.

 

Sugestões técnicas e pedagógicas

Em sessões de vídeo conferência para grandes plateias é importante reduzir as interrupções dos participantes. Por esse motivo é fundamental procurar ser claro e ajustar o tempo de exposição.

Nas ferramentas de vídeo conferência é fundamental alertar os participantes que o vídeo e o som só deverão ser ligados se houver uma indicação do moderador.

Em sessões de vídeo conferência e gravação de vídeo é importante avaliar e testar previamente as seguintes questões:

  • iluminação e eventuais reflexos;
  • posição da câmara;
  • resolução de transmissão, em particular, se necessitar de escrever num quadro, para possibilitar a correta leitura dos participantes;
  • posicionamento do corpo relativamente à câmara; 
  • distância ao microfone (o volume poderá variar muito para os participantes). Poderá utilizar um microfone/auscultador Bluetooth para minimizar este problema.

 

Estes e mais detalhes sobre as diferentes soluções apresentadas poderão ser consultados no documento "Software e Serviços de Suporte a Aulas Remotas".

Para outras e mais informações a faculdade dispõe de um laboratório de e-learning que disponibiliza um espaço Moodle online de apoio à docência.