Controlo de acessos

Solicitação do serviço

A solicitação deste serviço deve ser efetuada à DII através de formulário próprio, e enviado para o endereço de correio eletrónico div.ii.helpdesk@fct.unl.pt.

Siga as instruções abaixo para preenchimento do respetivo formulário.

 

 Instruções de preenchimento do formulário

Este formulário destina-se à solicitação de serviços para controlo de acessos na rede da NOVA FCT.

 

1. Identificação do requerente

Esta seção pretende identificar o utente responsável pelo serviço a solicitar.

  • O requerente deverá ser funcionário e possuir um vínculo contratual com a NOVA FCT;
  • O setor deverá ser um departamento, centro de investigação ou divisão da NOVA FCT; 
  • O endereço de correio eletrónico deverá ser o endereço institucional da NOVA FCT.

 

2. Identificação do responsável

Esta seção pretende identificar o utente responsável pelo setor onde o requerente desempenha funções na NOVA FCT e pelo pedido. 

  • O responsável poderá ter a seguinte função: presidente de departamento, diretor de centro de investigação ou chefe de divisão na NOVA FCT;
  • O endereço de correio eletrónico deverá ser o endereço institucional da NOVA FCT.

 

3. Descrição

Esta seção pretende descrever os detalhes do pedido. 

O requerente deverá escolher qual a ação pretendida:

  • Criar: para atribuição de autorizações de rede a um determinado equipamento;
  • Alterar: para alteração de informação, sobre autorizações de rede concedidas;
  • Renovar: para renovação de autorizações de rede;
  • Remover: para revogar autorizações de rede concedidas.

 

Para solicitar a criação ou alteração de autorizações de rede, o requerente deverá preencher a tabela com os dados associados ao pedido, nomeadamente:

Origem:

  • IP: endereço IPv4;
  • FQDN: nome de domínio qualificado;
  • Perfil de utilizadores (ex: staff DQ, aluno DQ, funcionarios NOVA FCT).

Destino: 

  • IP: endereço IPv4;
  • FQDN (nome de domínio qualificado) ou domínio;
  • URL ou URI.

Serviço:

  • Porto (TCP/socket, UDP/socket).

Exemplos: TCP/80, TCP/443, UDP/1040

  • Protocolo.

Exemplos: HTTP, HTTPS, SSH, TFTP

  • Aplicação.

Exemplos: youtube, apt-get, putty, teams

 

Quando se tratar de uma alteração/ renovação ou remoção do serviço, o requerente deverá colocar no formulário, a referência do pedido inicial.

Essa referência é o número do pedido gerado pelo sistema de apoio da NOVA FCT quando solicitou o serviço.

Exemplo: [helpdesk.fct.unl.pt #861628].  

 

4. Finalidade do pedido

O requerente deverá indicar uma justificação sumária da motivação para o serviço pretendido.

 

5. Validade do serviço

O serviço é válido por um período máximo de 24 meses.

Findo o período de validade, caso o serviço deva ser mantido, o responsável pelo pedido deverá submeter novo pedido para solicitar o prolongamento da utilização do mesmo.

Antes do prazo expirar, os intervenientes do pedido serão notificados por email. 

 

Um pedido de alteração ao serviço, não altera a validade definida inicialmente.

 

Para que o formulário seja considerado válido, deverá estar devidamente preenchido e assinado.