Alojamento de licenciamento central

Solicitação do serviço

A solicitação deste serviço deve ser efetuada à DII através de formulário próprio, e enviado para o endereço de correio eletrónico div.ii.helpdesk@fct.unl.pt.

Siga as instruções abaixo para preenchimento do respetivo formulário

 

 Instruções de preenchimento do formulário

Este formulário destina-se à solicitação de serviço para alojamento de licenciamento central.

 

1. Identificação do requerente

Esta seção pretende identificar o utente responsável pelo licenciamento do produto a alojar.

  • O requerente deverá ser funcionário e possuir um vínculo contratual com a NOVA FCT;
  • O setor deverá ser um departamento, centro de investigação ou divisão da NOVA FCT; 
  • O endereço de correio eletrónico deverá ser o endereço institucional da NOVA FCT.

 

2. Identificação do responsável

Esta seção pretende identificar o utente responsável pelo setor onde o requerente desempenha funções na NOVA FCT e pelo pedido.

  • O responsável poderá ter a seguinte função: presidente de departamento, diretor de centro de investigação ou chefe de divisão na NOVA FCT;
  • O endereço de correio eletrónico deverá ser o endereço institucional da NOVA FCT.

 

3. Descrição

Esta seção pretende descrever os detalhes do pedido. 

O requerente deverá escolher qual a ação pretendida:

  • Instalar - para alojamento de um produto licenciado no âmbito da NOVA FCT;
  • Renovar - para renovação de um produto licenciado já alojado na infraestrutura da DII.

 

Para solicitar a instalação ou renovação de licença, o requerente deverá indicar:

a) Designação do produto licenciado: nome do produto associado à licença a alojar.

  • Exemplo: Plaxys, SAP, Ansys

 

b) Aplicação central utilizada para gestão de licenças: gestor de licenças de software para o produto licenciado

  • Exemplo: flexLM

 

c) Redes autorizadas a usar o licenciamento:  

 

d) Validade da licença: data em que a licença expira. 

 

A renovação do produto é da responsabilidade do setor. A DII assegura o alojamento da licença durante a validade do pedido. Findo o prazo de validade do pedido, o alojamento será cancelado.

 

e) Requisitos: 

  • Licença requer servidor físico;
  • Licença requer instalação de chave HASP no servidor:
  • A emissão da licença depende das características de servidor, nomeadamente, hardware.

 

Quando se tratar de um pedido de renovação do serviço, o requerente deverá colocar no formulário, a referência do pedido inicial.

Essa referência é o número do pedido gerado pelo sistema de apoio da FCT NOVA quando solicitou o serviço.

exemplo: [helpdesk.fct.unl.pt #861628].

 

4. Finalidade do pedido

O requerente deverá indicar uma justificação sumária da motivação para o serviço pretendido.

 

5. Validade do serviço

O serviço é válido por um período máximo de 24 meses.

Findo o período de validade, caso o serviço deva ser mantido, o responsável pelo pedido deverá submeter novo pedido para solicitar o prolongamento da utilização do mesmo.

Antes do prazo expirar, os intervenientes do pedido serão notificados por email.

 

Para que o formulário seja considerado válido, deverá estar devidamente preenchido e assinado.

 

A prestação do serviço pressupõe a aceitação dos termos e condições do mesmo. Para mais informações, consulte a página do serviço.